Respostas às Perguntas Mais Frequentes sobre a Técnica da NSR

P: O que é Meditação NSR?
R: NSR é uma técnica mental barata e facilmente aprendida, praticada por 15 minutos duas vezes ao dia enquanto sentado confortavelmente, que dissolve o estresse armazenado eficientemente e proporciona satisfação em todas as áreas da vida de maneira natural. Pesquisa científica e a experiência com mais de mil clientes confirma o estado único de descanso alerta que experienciamos enquanto praticamos a NSR assim como a redução na ansiedade, o aumento na criatividade e compreensão e muitos outros efeitos benéficos na vida diária que resultam da eliminação do estresse.


P: Como a NSR difere de outras técnicas e práticas de redução de estresse?
R: A NSR é eficaz, sem esforço, duradoura, barata e cientificamente validada. Outras técnicas geralmente possuem problemas em uma ou mais dessas áreas. Por exemplo, outras técnicas podem envolver posturas físicas ou atividades difíceis, ou concentração cansativa e improdutiva sobre uma imagem, conceito ou frase. Tais técnicas podem parecer funcionar a princípio, seja por causa de algum relaxamento ou devido ao efeito placebo, mas estes efeitos iniciais promissores usualmente desaparecem ao longo do tempo.

Ao contrário de outras técnicas de redução de estresse, a NSR é fácil e agradável, mantém sua efetividade ao longo do tempo e não envolve qualquer misticismo, crenças "new age", ou pseudociência. Em vez de advogar "viver no agora" ou "ser bom para todas as criaturas", a NSR elimina o estresse que impede que sejamos capazes de viver estas realidades.


P: Como se aprende a NSR?
R: A NSR é aprendida ao longo de três dias no ritmo de cada um seguindo as seis lições contidas em um manual de 48 páginas e no CD que o acompanha. Estes materiais de aprendizado estão também disponíveis para download para uso em seu computador.


P: Qualquer um pode aprender?
R: Praticamente qualquer um pode aprender. Aqui segue uma lista de todos os requisitos necessários:
  • Você precisa querer aprender. Este é o requisito mais importante. É por isto que não recomendamos a compra dos materiais de aprendizado da NSR para presente.
  • Você deve ter 14 anos ou mais.
  • Você deve ser capaz de ouvir, ou ter sido capaz de ouvir no passado. (nós seremos capazes de eliminar esta limitação quando encontrarmos alguém com deficiência auditiva que esteja interessado em trabalhar conosco para desenvolver uma versão da NSR apropriada para aqueles que são congenitamente surdos ou deficientes da audição).
  • Você deve ser capaz de ler.
  • Você não deve sofrer de alguma incapacidade de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizado que necessite de apoio profissional especializado.
  • Você deve ser capaz de repetir mentalmente uma palavra de pelo menos uma sílaba.

  • P: Quanto tempo isto tomará no meu dia?
    R: A NSR requererá apenas 15 minutos na manhã e outros 15 minutos no final da tarde. Isto proporciona dias e noites renovadas.


    P: Levarei meses ou anos para dominar a NSR?
    R: Não. Aprender a NSR requer apenas duas sessões de 30 minutos por dia por três dias.


    P: Levarão meses ou até anos para ver os benefícios de praticar a NSR?
    R: Não. Para a maioria dos praticantes, benefícios notáveis na vida diária começam durante os primeiros três dias. Uns poucos praticantes descobrem impressionantes resultados até mesmo na sua primeira experiência com a NSR.


    P: A NSR reduz a ansiedade? Ou: Receio que eu seja tenso demais para meditar.
    R: A NSR traz alívio da ansiedade imediatamente, mesmo que você esteja muito tenso, transtornado ou preocupado. A redução na ansiedade foi documentada através de medidas psicológicas e uma mostra aleatória de praticantes estatisticamente significativa. Um artigo sobre esta pesquisa em andamento foi publicado e outros estão em elaboração. Algumas das pessoas que encomendam o curso da NSR são convidadas ao acaso para participar nestes estudos.


    P: Eu tenho pensamentos demais para meditar. Ou: Eu não consigo manter minha mente parada. Ou: Eu não paro de pensar.
    R: Não é necessário embarreirar os pensamentos ou parar de pensar. Tais tentativas são um esforço sobre a mente, uma vez que é da própria natureza da mente gerar pensamentos. Um pouquinho de mel funciona melhor do que uma chicotada para manter um urso em um local. Na NSR, nós utilizamos a tendência natural da mente de buscar áreas de maior satisfação. Nós reduzimos a intensidade de pensamentos de uma maneira natural e fácil ao pensar um pensamento que se torna mais agradável à medida que se torna mais silencioso.


    P: Eu me tornarei tão relaxado que não serei motivado para o sucesso?
    R: Não. A pessoa pode na realidade trabalhar melhor, mais rápido e mais criativamente ao se sentir renovado. A NSR dissolve eficazmente o estresse que interfere com o trabalho eficiente e produtivo.


    P: Por que os seus preços são tão baixos?
    R: Nossos preços são baixos porque em vez de manter professores e centros de meditação nós oferecemos um programa “faça você mesmo” simples e eficaz que requer apenas um manual e um CD de áudio. Outras maneiras de mantermos os preços baixos incluem sermos uma empresa educacional sem fins lucrativos; ter empregados que são voluntários em vez de serem pagos; e mantermos propaganda paga em níveis mínimos. Nós fazemos este trabalho de forma filantrópica, de maneira a que todos possam ter este conhecimento valoroso de como viver a vida com satisfação crescente baseada na criatividade, inteligência e crescimento em vez de ter de viver atormentado com o acúmulo do estresse diário.


    P: Existe uma garantia de devolução do dinheiro pago pelo curso da NSR?
    R: Não. Em realidade é melhor para nossos clientes que não o tenhamos. Nós queremos que as pessoas experimentem a NSR com uma mente aberta, inocentemente, seguindo as instruções como são fornecidas. Não oferecemos garantia de devolução do dinheiro porque não queremos estabelecer nem mesmo a mínima expectativa de fracasso e porque descobrimos que algum compromisso financeiro ajuda a assegurar que os clientes irão de verdade sentar e aprender. Após o sucesso com mais de mil clientes, é certo de que qualquer um que tenha o desejo de aprender, que pode ler e que consegue seguir instruções simples pode aprender a NSR©. Além disto, reduziremos nosso baixo preço ainda mais em casos de genuína necessidade financeira. Nós queremos tornar a NSR disponível a todos que queiram aprendê-la.


    P: A qualidade da NSR se compara favoravelmente com outras técnicas de redução de estresse?
    R: Sim, definitivamente! Pesquisas mostraram que a NSR é tão eficaz quanto as melhores técnicas de redução de estresse disponíveis, conforme avaliadas por medidas objetivas sobre a ansiedade. Avaliações espontâneas recebidas de clientes da NSR confirmam a sua naturalidade e sua dramática eficiência em dissolver o estresse, deixando os praticantes renovados, produtivos, mais amorosos nos relacionamentos e menos atacados por dores e doenças relacionadas ao estresse.


    P: Eu queria aprender Transcendental Meditation, mas descobri que o curso é tão caro que eu não tenho condições de pagar. A meditação NSR é a mesma coisa que a TM só que mais barata?
    R: A NSR é certamente comparável à TM, mas não é a mesma coisa e não é ensinada pela mesma organização. A TM possui diversas vantagens, incluindo uma instrução pessoal inicial feita por um professor de meditação treinado e experiente e três sessões de instrução subseqüentes em um ambiente de grupo. Além de seu preço mais baixo, a NSR evita aspectos da TM relacionados com misticismo, que tendem a alienar algumas pessoas. Neste site nós mostramos uma tabela detalhada comparando a NSR e a TM.


    P: Suponha que eu decida aprender a TM com um professor credenciado. Estarei aprendendo algo diferente ou melhor do que o que eu aprenderia com o seu produto?
    R: Se você resolver aprender a TM, você aprenderá uma técnica bastante eficaz por intermédio de uma instrução e orientação pessoal. Acreditamos que os efeitos reais são quase os mesmos, mas sabemos que pesquisa científica sobre a TM é enorme se comparada com a a pesquisa sobre a NSR neste momento. Obviamente, ter um instrutor pessoal (como na TM) ajudaria você. Entretanto, com sua própria disciplina, você pode obter bons resultados com o uso do curso sózinho, em sua própria casa.


    P: A técnica NSR© tem relação com a TM®?
    R: A técnica NSR© foi criada em 2003 por um ex-professor de TM®, juntamente com Fabrizio Coppola, um praticante desde 1983. A NSR© é muito similar à técnica original da TM ensinada por Maharishi e alcança os mesmos resultados impressionantes. Entretanto, a NSR usa um único mantra para todo mundo, é até mais simples do que a TM e pode ser aprendida em casa com um simples manual e um CD.


    P: Quão similar é o seu método, comparado com a meditação TM do Maharishi e a Meditação no Som Primordial do Chopra?
    R: Existem diferentes tipos de meditação. Essas três técnicas são de alguma maneira diferentes uma da outra, mas todas as três são técnicas de meditação baseadas em "mantras" sem nenhum controle de respiração e o propósito delas é o alcance de um estado único da mente, transcender conscientemente todos os pensamentos, o que permite à mente e ao sistema nervoso descansar profundamente e remover o estresse. Elas diferem muito de outros tipos de meditação. Na técnica NSR, uma única "sílaba" é dada a todos, em vez de um "mantra" pessoal. Nossa própria sílaba nunca foi utilizada na TM, mas ela é oriunda do yoga e da tradição tântrica assim como os mantras da TM. A propósito, não existe nenhum problema de marca registrada, devido a várias razões. Nosso produto é vendido na forma de um manual + CD de áudio sob o título "Natural Stress Relief", enquanto "Transcendental Meditation" é uma marca registrada nos EUA na classe 41 (cursos educacionais). Outras significativas diferenças entre a NSR e a TM são a duração das sessões e a forma de aprender. Nossa sílaba foi cuidadosamente escolhida. Em nossa opinião, o uso de sílabas "pessoais" na TM não aumentou a sua efecácia. Por outro lado, a organização da TM diz que a TM é única e o efeito da TM não pode ser alcançado de nenhuma outra maneira. Na TM original de 1958, uma única sílaba (mantra) era usada e não haviam “mantras pessoais”, que foram introduzidos em 1969. Naturalmente, você compara, você decide. A técnica do Chopra também é similar à da TM, mas uma longa frase em Sânscrito é utilizado em vez de uma única sílaba. Nossa pesquisa mostrou que uma frase não é melhor do que uma sílaba.


    P: O que vocês acham da Transcendental Meditation?
    R: Nós achamos que a TM é uma ótima técnica de redução do estresse e melhoria de vida e que alguns de seus programas avançados são maravilhosos para o crescimento pessoal (veja www.meditacaotranscendental.com.br para conhecer sobre o site da TM e sobre Maharishi Mahesh Yogi em nossa página e na página da MT). Entretanto, a TM possui um número razoável de políticas desnecessárias e comportamentos que por vezes alienam muitas pessoas. É nossa grande alegria oferecer a NSR como uma alternativa para a Transcendental Meditation com a qual todos possam se sentir confortáveis.